· chuva causa queda de gesso em shopping de SP
A chuva que caiu em São Paulo na tarde deste sábado provocou danos no shopping Interlagos, na zona sul da capital. De acordo com o Corpo de Bombeiros, parte do teto de gesso cedeu em frente a uma das lojas por causa do acúmulo de água.
Ninguém ficou ferido, segundo os Bombeiros. Parte das dependências do estabelecimento precisou ser interditada. Para evitar qualquer tipo de tumulto, policias militares permaneceram no local por um período.
De acordo com a assessoria de imprensa, o shopping estará funcionando normalmente neste domingo. "Toda a estrutura estará funcionando, inclusive a parte que precisou ser interditada neste sábado", afirmou a assessora Silvia Guerra.
- Italiana que ganhou direito de morrer está em ótimo estado físico, diz médico
Eluana, há 17 anos em coma, deixou de receber comida e hidratação.
Seu caso despertou uma polêmica na Itália sobre a eutanásia.
A italiana Eluana Englaro, em estado vegetativo há quase 17 anos, encontra-se em um "estado físico ótimo", afirma seu neurologista, Carlo Alberto Defanti, em declarações publicadas nesta segunda-feira (9) pelo jornal "Corriere della Sera".
Eluana, que virou o centro de uma polêmica sobre a eutanásia, está há três dias sem receber comida e hidratação. A família recebeu autorização para interromper sua vida depois de dez anos de disputa judicial.
O neurologista milanês Defanti cuidou por anos de Eluana e é um dos autores do atual protocolo médico que levará a jovem à morte por fome e sede.
"Durante a primeira semana sem alimentação nem hidratação não deve correr grandes riscos. Seu estado físico é ótimo. Provavelmente, poderá resistir mais que a média".
A respeito de sua estimativa sobre quando ela morreria se continuar o processo, Defanti respondeu que "desde o momento da suspensão (na sexta-feira) até a morte poderiam se passar de 12 a 14 dias".
Questionado sobre que argumentos baseiam sua avaliação, Defanti afirmou que "quanto a lesões cerebrais, Eluana é uma mulher sã. Jamais sofreu uma doença, jamais precisou nem sequer de antibióticos."
O acidente de trânsito que Eluana sofreu quando retornava de uma festa, em 18 de maio de 1992, e a deixou em estado vegetativo não causou consequências nos órgãos internos.
"Os órgãos internos não estão lesionados. Os exames realizados na clínica de Lecco (onde ela esteve internada até sua mudança para a 'La Quiete', em Udine, em 2 de fevereiro) eram perfeitos".
O neurologista comentou que, em outubro, Eluana sofreu uma hemorragia interna "da qual se recuperou só, sem transfusões o que é um sintoma de sua boa condição física".
O médico disse que cuidou de Eluana e que agora a está ajudando a morrer. "Ajudo uma pessoa a cumprir sua própria vontade. Trata-se de um ser humano indefeso que foi traído por todos, exceto por seu pai e outros poucos. E talvez ainda seja. Assumo minha responsabilidade. Não dou um passo para trás".
- Indústria acelera e produção de veículos quase dobra em janeiro
Setor registrou retomada de 92,7% na fabricação de veículos.
Número cresceu de 96,6 mil em dezembro para 186,1 mil unidades
Passado o período de reajuste de produção para a redução de estoques, em janeiro a indústria automobilística nacional registrou retomada de 92,7% da fabricação de veículos (automóveis, comerciais leves e caminhões), de 96,6 mil em dezembro para 186,1 mil no primeiro mês do ano. Entretanto, na comparação com janeiro de 2008 houve queda de 27,1%, quando foram produzidas 255,2 mil unidades. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (9) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
A diferença é justificada pela situação vivida pela indústria no início do ano passado, que acarretou em um pico de produção no mês de julho. Apesar do avanço da produção, a reação dos consumidores às compras foi menor. Em janeiro foram licenciados 197,5 mil veículos, crescimento de 1,5% sobre dezembro, quando foram comercializadas 194,5 mil unidades. Na comparação com janeiro de 2008, o consumo de veículos teve queda de 8,1%, já que naquele mês foram vendidas 215 mil unidades.
- Tarifas de ônibus intermunicipais e do Metrô de SP sobem nesta segunda
Reajuste de ônibus atinge Grande SP, Baixada Santista e Campinas.
Só na Região Metropolitana de SP são 600 linhas que sofrem aumento.
A partir desta segunda-feira (9), entram em vigor as novas tarifas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). O reajuste atinge os ônibus intermunicipais das três regiões metropolitanas do estado: São Paulo, Campinas e Baixada Santista. O valor do bilhete unitário do Metrô também passa nesta segunda de R$ 2,40 para R$ 2,55.
Na região metropolitana de São Paulo, o aumento médio das passagens é de 7,45%; na da Baixada Santista, de 8,6%; e na de Campinas, de 9,18%. O reajuste anual é autorizado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do estado. Só na Grande São Paulo são 600 linhas que sofrem aumento.
Segundo a EMTU, o cálculo para o reajuste levou em conta a evolução dos custos do setor de transporte coletivo nos últimos 12 meses, principalmente o óleo diesel, que teve reajuste de 11,54%; o valor dos veículos, cujos preços subiram 7,02%; e a mão-de-obra do setor, cujos salários variaram em 8,5% no período. O peso desses três itens no custo das passagens é de 22%, 19% e 43%, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário