
UM HOMEM APOSTÓLICO É MARCADO POR SUAS EXPERIÊNCIAS:
"Por Bispo Zé Bruno*
Gal. 6:12 Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
13 Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.
15 Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.
16 E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.
17 Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.
Um homem que tem um perfil apostólico é um homem marcado pelas suas experiências.
Jamais será um profissional superficial. Suas palavras e atitudes são embasadas nas marcas que Deus lhe deu. Jamais simula um comportamento, não é imaturo. O Apóstolo Paulo fala neste texto sobre as marcas que recebeu, marcas que o habilitavam a crescer. Quando sou marcado e venço, deixo um recado no mundo espiritual, de que a dor das marcas não me destruíram, antes formaram o meu caráter de conquistador e assim digo ao diabo e demonstro a minha habilitação para vencê-lo.
Deus quer marcar as nossas vidas para que sejamos homens experimentados.
Isaías 53:3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
Jesus era um homem de dores, homem marcado por experiências. O homem que tem este perfil é seguro e convicto, pois é provado e aprovado.
Fil. 2:19 Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar-vos Timóteo, o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também, tendo conhecimento da vossa situação.
20 Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses;
21 pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus.
22 E conheceis o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai.
Um homem com o caráter como o de Timóteo, provado e aprovado, é digno de ser honrado e de receber maiores responsabilidades. Por isso, nunca devo me esquivar nem mesmo temer o ser marcado. Um homem marcado se alegra na tribulação.
II Co. 12:7 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
8 Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.
Deus não nos deixa passar por aquilo que nos destruirá. Se há uma tribulação, temos convicção de que Deus a preparou para o nosso crescimento. A luta só pode nos destruir se for fruto de uma brecha, fruto de uma aliança maligna com satanás. Se for uma permissão de Deus, nos habilitará. O fruto desta tribulação é fortalecimento, tornamos-nos fortes para avançar e, experimentados, levamos a habilitação para conquistarmos mais. Não encare a tribulação como uma derrota, ou como descaso ou abandono de Deus, mas como uma experiência poderosa que Deus te dará para o teu crescimento.
Um homem marcado sabe se relacionar com Deus no deserto.
Dt. 8:2 Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.
3 Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.
4 Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
Quem é marcado pelas suas experiências sabe se relacionar com Deus no deserto. Muitos morreram no deserto pela murmuração e pela incredulidade, não souberam se relacionar com Deus no deserto. Um homem marcado e experimentado sabe que a taça da ira de Deus se enche tanto com o mal quanto com o bem, sabe que no deserto é exposto àquilo que está no nosso coração. Deus já sabe, mas nós precisamos saber. Você se conhece? A exposição nos leva a sermos confrontados com as nossas deformações. Assim sabemos se temos traumas, se temos medos, se somos desequilibrados, se vivemos pela fé ou não. O deserto nos expõe. Mas o deserto é o caminho da terra prometida e através dele encontraremos a promessa. Posso fazer do deserto o meu sepulcro, ou posso fazer dele o meu crescimento. Quem tem um perfil apostólico sabe fazer dele um caminho de crescimento - é provado e habilitado como foram Josué e Calebe.
Um homem marcado é um homem resistente.
Fil. 4:10 Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.
11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
13 tudo posso naquele que me fortalece.
Um profissional com perfil apostólico pode passar por qualquer coisa. Suas marcas são fortalezas. Homem de dores que sabe o que é padecer. Experimentado e que não se assusta com coisa alguma. Por isso, Paulo diz “ninguém me moleste”, nada o poderia molestar, quem tem marcas tem segurança, tem história, tem vida. Podemos todas as coisas em quem nos fortalece. Quem já passou por tudo, foi marcado e viu Deus realizar milagres, está pronto para passar e enfrentar qualquer desafio. A religião nos ensinou a olhar para os homens da Bíblia como mitos, e que nunca poderíamos viver o que viveram - como se fossem santos ou coisa parecida. Podemos todas as coisas, Deus quer nos dar as mesmas experiências poderosas que vão nos marcar para sempre. Viveremos os mesmos milagres e ainda maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário