Deputado Bispo Gê participa de reunião contra infanticídio indígena
15/02/2009 - A Câmara dos Deputados promoveu uma reunião com parlamentares para discutir o ato "Em defesa da vida e da família", que tem como objetivo festejar conquistas contra o infanticídio indígena praticado em algumas aldeias brasileiras. O encontro, que aconteceu dia 11/2 e discutiu assuntos como aborto e morte de crianças indígenas, teve a participação do deputado Bispo Gê Tenuta (DEM/SP).
Durante a reunião, o Bispo Gê argumentou que as crianças não escolhem onde nascem e nem como nascem. "Não podemos deixar que a vida delas seja tirada porque são índios ou possuem algum tipo de deficiência; estamos aqui para trabalhar para o bem de todos", enfatizou o parlamentar, que assinou representação encaminhada ao Ministério Público onde pede esclarecimentos sobre a morte da índia Tititu Suruwaha, de 3 anos.
O ato contou também com a presença de entidades defensoras da vida e das crianças indígenas. Entre elas está a organização não-governamental Atini, que aproveitou a oportunidade para premiar parlamentares que lutam em defesa da vida. Três foram premiados pela ONG, entre eles o deputado Henrique Afonso (PT/AC), pelo projeto de lei 1057/2007, que propõe a proteção dos direitos das crianças indígenas com absoluta prioridade; o deputado Pompeu de Mattos (PDT/RS), pela PEC 303/2008 que proíbe o infanticídio indígena na Constituição; e o Deputado Miguel Martini (PHS/MG), que acrescentou à Emenda a possibilidade de adoção de crianças indígenas que sofrem risco por questões culturais.
A reunião serviu ainda para discutir o aborto. A Frente Parlamentar em Defesa da Vida Contra o Aborto, da qual o Bispo Gê faz parte, pretende marcar outras reuniões e participar de comissões para defender o tema. O deputado Henrique Afonso (PT/AC) e o deputado Luiz Bassuma (PT/BA) também atuam nela contra o aborto, enquanto o Partido dos Trabalhadores se posiciona a favor e por isso estão sendo julgados pelo conselho de Ética do PT, sendo passíveis até de expulsão por defenderem o aborto. Ainda não se sabe quais serão as conseqüências desse demanda.
As comissões começam após o feriado do Carnaval na Câmara dos Deputados.
Assessoria de Comunicação
Deputado Bispo Gê Tenuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário