02/04/2009 - Na terça-feira (31/3), o vereador Marcelo Aguiar (PSC) acompanhou audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo sobre o Projeto de Lei 577/2008, de autoria do governador José Serra (PSDB), que proíbe fumo em locais de uso coletivo sejam eles públicos ou privados.
Na reunião 12 entidades inscritas se pronunciaram, em falas alternadas contra e a favor do PL. Entre os palestrantes estavam o Dr. Dráuzio Varella; Dra. Jaqueline Issa, médica do Instituto do Coração; Dra. Nise Yamaguchi, que representou o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o deputado estadual José Bruno (DEM).
A proposta tramitou durante sete meses e recebeu 17 emendas ao longo do período. O vereador Marcelo Aguiar asseverou apoio ao projeto e acredita que a lei será benéfica para a sociedade. “O respeito é a essência de direitos e deveres. Um fumante tem todo o direito de fumar, mas em contrapartida tem o dever de respeitar os demais. É cientificamente comprovado que as doenças decorrentes do uso do tabaco, como a enfisema pulmonar e todos os tipos de cânceres, também afetam a saúde dos que tem contato indireto com a fumaça”.
De acordo com a médica do Incor, na adolescência, período propício para o primeiro contato com o cigarro, o cérebro ainda em formação imprime memória viciante, que proporciona problemas psíquicos futuros.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que 70% dos fumantes apóiam ambientes livres do tabaco e a maioria deles gostaria de parar com o vício. “Isso acontece porque as pessoas têm plena consciência de que a liberdade termina a partir do momento em que há necessidade do uso contínuo de determinada substância”, explicou Yamaguchi. “Com a aprovação deste projeto vamos inclusive diminuir as necessidades de internação e medicação de pacientes”.
Ainda segundo estudos, levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde aponta que o tabagismo é a terceira causa de morte evitável em todo o mundo.
Para o vereador Marcelo Aguiar a realização de audiências públicas que debatam assuntos desse tipo é a reflexão de que o poder público está preocupado em ouvir a sociedade. “Com esses encontros podemos extrair soluções que visem, sempre, melhorar a qualidade de vida de todos”.
Assessoria de Imprensa: Aline Bernardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário